GRUPO PAIVA

Conectando caminhos, movendo vidas e entregando soluções

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

1. MENSAGEM DO SÓCIO-DIRETOR
A Paiva Logística de Cargas Ltda. compromete-se a atuar com transparência, ética e integridade em
todas as suas atividades.
Este Código de Ética foi criado para assegurar que todos os colaboradores, parceiros, fornecedores e
demais partes interessadas compreendam os princípios que regem a nossa empresa. O objetivo é
atender às exigências da Lei 14.133, assegurando a conformidade em licitações públicas, promovendo
um ambiente de trabalho justo e inclusivo, e mitigando riscos específicos das nossas atividades.
2. OBJETIVO
Este Código de Ética tem como propósito:
• Definir os princípios éticos e normas de conduta para todos os envolvidos nas operações da
Paiva Logística de Cargas Ltda.
• Estabelecer diretrizes claras sobre o cumprimento das normas de compliance e equidade de
gênero.
• Assegurar que todos os processos sejam conduzidos com transparência, especialmente em
processos de licitação pública.

3. ABRANGÊNCIA
Este Código aplica-se a todos os colaboradores, gestores, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros e
outras partes interessadas que atuem em nome da Paiva Logística de Cargas Ltda., incluindo as unidades da
matriz e filial.
4. INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS
Os parceiros de negócio devem, no exercício de suas atividades, adotar conduta honesta, digna, estrita
observância às leis aplicáveis, respeito aos direitos humanos, ao meio ambiente e aos padrões éticos da
sociedade.
Nas ações empresariais, os parceiros de negócio devem cumprir com todas as leis e regulamentos
aplicáveis relativos às suas atividades, observando os mais elevados padrões de honestidade e de
integridade, evitando a ocorrência de situações que possam parecer suspeitas.
Esta responsabilidade envolve também a adoção das providências cabíveis, caso tenham conhecimento de
irregularidades praticadas por parceiros de negócio que possam comprometer o nome ou os interesses da
Paiva Logística.

Os parceiros de negócio também devem zelar pela seleção de seus parceiros comerciais, os quais devem
atuar em compliance com a legislação vigente relativa às suas atividades, especialmente a lei nº 12.846/2013
(Lei anticorrupção).
Os parceiros de negócio devem, ainda, conduzir procedimentos de verificação das práticas dos seus
parceiros comerciais, exigindo deles o cumprimento dos princípios e valores deste Código de Ética e
Conduta. Os parceiros de negócio são responsáveis pelos prejuízos decorrentes das práticas e atos de seus
parceiros comerciais que possam recair ou que recaiam sobre a Paiva Logística.
Todos os assuntos que digam respeito a Paiva Logística ou às partes interessadas devem ser tratados com
sigilo, confidencialidade e proteção dos direitos de propriedade intelectual.
O acesso às informações da Paiva Logística e das partes interessadas deve ser limitado às pessoas que
tenham a necessidade de receber a informação para fins de execução da sua atividade, devendo restringir
o seu uso, para fins específicos de prestação de serviço.
A Paiva Logística não admite a prática de qualquer ato relacionado à corrupção e prima pela meritocracia
e pela concorrência justa nos mercados. Este mesmo comportamento é exigido de seus parceiros de
negócio.

Os parceiros de negócio estão proibidos de prometer, oferecer, autorizar ou dar, direta ou indiretamente,
qualquer pagamento ou vantagem indevida a agente público ou do setor privado, ou a terceira pessoa a eles
relacionada, que possa influenciar qualquer ato ou decisão para promover interesses próprios ou da Paiva
Logística.
5. AMBIENTE DE TRABALHO
A Paiva Logística exige cordialidade, confiança, respeito, dignidade e honestidade nas relações entre seus
integrantes e os integrantes dos parceiros de negócio, independentemente de qualquer posição hierárquica,
cargo ou função. Essas condutas também devem ser observadas nas relações entre os integrantes dos
parceiros de negócio no ambiente de trabalho.
Nenhuma pessoa pode ser submetida a abuso ou assédio de qualquer tipo.
No âmbito do contrato com os parceiros de negócio não são tolerados assédios ou ameaças de qualquer
natureza, especialmente o assédio sexual e moral.
Os parceiros de negócio da Paiva Logística não devem praticar atos de preconceito ou discriminação das
pessoas, seja por raça, cor, sexo, etnia, classe social, idade, características físicas, nacionalidade,
deficiência, estado civil, orientação sexual, participação sindical, filiação partidária ou convicção política.
A Paiva Logística respeita e promove os direitos humanos e suas atividades nas relações comerciais de
trabalho. O relacionamento com os parceiros de negócio exige o respeito aos direitos humanos e a estrita
observância à legislação trabalhista.
Os parceiros de negócio da Paiva Logística não devem permitir ou compactuar com o emprego de mão de
obra forçada e/ou infantil, a exploração sexual de crianças e adolescentes e o tráfico de seres humanos em
nenhum processo relacionado com suas atividades.
A Paiva Logística não firmará ou manterá relação de negócio com parceiros de negócio que utilizem práticas
irregulares e/ou ilegais de trabalho de crianças e adolescentes, que submetam seus empregados a condições
degradantes ou análogas ao trabalho escravo.

Os parceiros de negócio da Paiva Logística devem proporcionar às suas integrantes condições dignas de
trabalho no que diz respeito à carga horária, saúde e segurança, sempre respeitando a legislação trabalhista.
Os parceiros de negócio da Paiva Logística devem remunerar seus integrantes de forma justa, digna e
promovendo todos os benefícios legalmente determinados.
A Paiva Logística exige que seus parceiros de negócio cumpram estritamente com a legislação trabalhista
e observem os acordos e convenções coletivas em vigor, sem que isso implique no estabelecimento de
qualquer vínculo com a Paiva Logística.
6. SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE
Os cuidados com segurança, saúde e meio ambiente são sempre fundamentais. Os parceiros de negócio
devem contribuir para o desenvolvimento ecologicamente sustentável, buscando continuamente a redução
do impacto ambiental de seus insumos, operações, produtos e serviços. Do mesmo modo, os parceiros de
negócio devem garantir a plena segurança de seus integrantes e o cumprimento da legislação e das normas
de saúde e segurança do trabalho e meio ambiente aplicáveis.
7. COMUNICAÇÃO INTERNA
É responsabilidade dos parceiros de negócio da Paiva Logística divulgar a existência deste Código de Ética e
Conduta e suas disposições, realizar treinamentos periódicos e disseminar os valores nele contidos aos seus
próprios integrantes e respectivos parceiros comerciais, garantindo que os princípios éticos aqui
mencionados sejam efetivamente praticados por toda sua empresa e em sua cadeia de valor.
A Paiva Logística poderá conduzir treinamentos específicos sobre as políticas e procedimentos antissuborno
e anticorrupção para parceiros de negócio, ou poderá monitorar a condução desses treinamentos
executados diretamente pelos parceiros de negócio ou profissionais por eles contratados, de modo a
assegurar o entendimento, compreensão e a observância dos princípios éticos e valores deste Código de
Ética e Conduta.

8. POLÍTICAS DE COMPLIANCE
8.1 PRINCÍPIOS DE COMPLIANCE
A empresa adota os seguintes princípios para garantir o cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis:
Conformidade Legal: Todos os funcionários devem cumprir as leis, regulamentos e políticas
internas da empresa.
Antifraude e Anticorrupção: É proibido oferecer ou aceitar subornos, favores ou vantagens
pessoais de qualquer natureza.
Transparência: As operações da empresa devem ser conduzidas de forma clara, transparente
e de acordo com os valores de integridade e responsabilidade.
Proteção de Dados: A empresa compromete-se a cumprir as legislações de proteção de dados
e privacidade em todas as operações.
9.VIOLAÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA
Todos os parceiros de negócio da Paiva Logística devem cumprir com as regras deste Código de Ética e
Conduta.
Caso seja comprovado que um parceiro de negócio ou um de seus colaboradores descumpriu ou não
observou as disposições deste Código, a Paiva Logística se reserva o direito de tomar as medidas que
julgar necessárias para defender os seus interesses, sempre observada a gravidade da violação ocorrida.
Caso o parceiro de negócio, por meio de seus colaboradores ou de qualquer um de seus integrantes,
suspeite ou tenha conhecimento de violação a qualquer aspecto deste Código de Ética e Conduta, ou das
políticas e procedimentos da Paiva Logística que foram dados conhecimento, deve informar tal fato a um
dos Canais de Denúncia abaixo descritos.
10. CANAL DE DENÚNCIAS: “ESCUTE AQUI”
Para assegurar a transparência e combater possíveis irregularidades, a Paiva Logística de Cargas Ltda.
disponibiliza o canal de denúncias “Escute Aqui” (www.escuteaqui.com.br), onde colaboradores, parceiros
e terceiros podem reportar violações deste Código de Ética de forma segura e anônima 10.1 Objetivos do Canal de Denúncias
• Identificar e Corrigir Condutas Inadequadas:
O canal visa possibilitar a identificação de
condutas antiéticas ou ilegais, proporcionando
uma investigação imparcial.
• Garantir a Proteção ao Denunciante: A
empresa assegura que todas as denúncias
serão tratadas com confidencialidade, e os
denunciantes serão protegidos
contrarretaliação.
10.2 Uso do Canal de Denúncias
• Procedimentos: Qualquer pessoa que identificar uma conduta inadequada pode acessar o canal
de denúncias e reportar a situação. Todos os relatos serão avaliados e tratados com a seriedade
e confidencialidade necessárias.
• Acompanhamento: Os casos relatados no “Escute Aqui” serão analisados pelo comitê de
compliance, garantindo as medidas cabíveis conforme a gravidade de cada caso.
Por meio destes canais, os parceiros de negócio ou qualquer parte interessada pode notificar relatos de
suspeitas, fatos ou ocorrência em que se verifique ou haja indícios de descumprimento das leis e demais
aspectos previstos neste Código de Ética e Conduta.
Todos os relatos serão analisados, regidos pela confidencialidade e independência, garantindo o anonimato
da comunicação e a segurança na apuração.
Não é permitido e nem será tolerado qualquer retaliação contra o parceiro de negócio que, de boa-fé,
reporte preocupação sobre uma conduta ilegal ou em não conformidade com as regras estabelecidas
neste Código de Ética e Conduta, ou ainda, sobre uma tentativa de suborno, real ou suspeita, ou violação
das políticas antissuborno e anticorrupção da Paiva Logística.

11.POLÍTICAS DE EQUIDADE DE GÊNERO
11.1. PRÁTICAS DE EQUIDADE E INCLUSÃO
A Paiva Logística de Cargas Ltda. compromete-se a criar um ambiente de trabalho que valorize a
diversidade e promova a equidade de gênero.
11.2 IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
Todos os colaboradores devem ter acesso igualitário às oportunidades de emprego, promoção e
desenvolvimento, independentemente de gênero, idade, raça, ou outras características pessoais.
11.3 TREINAMENTOS E CAPACITAÇÃO
Promoveremos treinamentos regulares sobre equidade de gênero e compliance, para garantir que
todos entendam e pratiquem os princípios éticos e de igualdade.
11.4 CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAMÍLIA
A empresa apoiará políticas que favoreçam a conciliação entre responsabilidades profissionais e
familiares, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores.
11.5 PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E PROMOÇÃO
Os processos de recrutamento, seleção e promoção serão baseados em critérios objetivos de
competência e desempenho, sem distinção de gênero.
Serão implementados treinamentos de conscientização para gestores e equipe de recrutamento, a
fim de garantir que a igualdade de gênero seja um critério fundamental em todas as decisões.

11.6 TREINAMENTOS E CAPACITAÇÃO
A empresa oferecerá treinamentos regulares sobre equidade de gênero e comportamento ético, a fim
de conscientizar todos os colaboradores sobre a importância de um ambiente de trabalho justo e
inclusivo.Serão promovidos programas de desenvolvimento de liderança feminina, incentivando o
aumento da participação de mulheres em cargos de decisão.
11.7 PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO
A empresa tem tolerância zero em relação a qualquer forma de assédio ou discriminação de gênero.
Qualquer denúncia de assédio será rigorosamente investigada, e medidas apropriadas serão tomadas,
conforme o Código de Ética e a legislação aplicável.
Todos os colaboradores serão instruídos a utilizar o canal de denúncias para relatar qualquer forma de
assédio, com a garantia de confidencialidade e proteção contra retaliação.
12. POLÍTICAS ESPECÍFICAS PARA LICITAÇÕES PÚBLICAS
12.1 COMPLIANCE EM LICITAÇÕES PÚBLICAS.
A Paiva Logística de Cargas Ltda. e suas filiais comprometem-se a seguir todas as normas e
regulamentos aplicáveis às licitações públicas, especialmente os relacionados à Lei 14.133.
É estritamente proibido qualquer ato de fraude, conluio ou oferta de suborno no contexto de processos
licitatórios.
Todos os colaboradores e terceiros envolvidos em licitações devem ser treinados para garantir a
transparência e conformidade com as regras estabelecidas pelos órgãos públicos.

13. RESPONSABILIDADES DA ALTA GESTÃO
O sócio-administrador da Paiva Logística de Cargas Ltda. deve garantir que as práticas de compliance
e equidade de gênero sejam implementadas em todas as operações da empresa, incluindo matriz e
filiais.
O sócio-administrador deve assegurar que os processos licitatórios, tanto na matriz quanto na filial,
sejam conduzidos de forma ética e conforme as regulamentações.
A liderança tem a responsabilidade de agir de forma exemplar e incentivar uma cultura de
transparência, ética e inclusão, sendo responsável por reportar qualquer irregularidade ao comitê de
compliance.
14. COMPLIANCE COM FORNECEDORES E TERCEIROS
14.1 RELAÇÃO COM TERCEIROS
Todos os fornecedores e parceiros comerciais da Paiva Logística de Cargas Ltda. devem cumprir as
normas de compliance e equidade de gênero estabelecidas nesta política. A empresa realizará
avaliações de compliance em seus fornecedores e terceiros para garantir que atendam aos padrões
éticos. Serão firmados termos de compromisso com os fornecedores, assegurando que eles se comprometam a não participar de fraudes, corrupção ou discriminação no ambiente de trabalho.
15. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE CONFORMIDADE
15.1 MONITORAMENTO DE CONFORMIDADE
A Paiva Logística de Cargas Ltda. implementará um sistema de monitoramento contínuo para avaliar a
conformidade com as políticas de compliance e equidade de gênero, tanto na matriz quanto na filial.
Relatórios periódicos de conformidade serão apresentados à alta gestão, com recomendações de
melhorias conforme necessário.
Será estabelecido um cronograma de auditorias internas para verificar o cumprimento das normas,
especialmente no contexto das licitações públicas.
16. TREINAMENTOS ADAPTADOS POR UNIDADE
16.1 TREINAMENTOS DIFERENCIADOS
A matriz e a filial terão treinamentos de compliance adaptados às suas respectivas atividades:
• Matriz: Foco em conformidade com regulamentações de transporte aéreo, gestão de contratos
de logística, e prevenção de riscos operacionais.
• Filial: Foco em licitações públicas, agenciamento de viagens e conformidade com a Lei 14.133.
Os treinamentos sobre equidade de gênero serão padronizados para toda a organização,
promovendo uma cultura inclusiva em ambas as unidades.
17. CONSEQUÊNCIAS PARA O DESCUMPRIMENTO
O descumprimento deste Código poderá resultar em medidas disciplinares, que incluem advertências,
suspensões, ou até mesmo demissão por justa causa, dependendo da gravidade da infração. No caso de
terceiros, o não cumprimento pode resultar em rescisão contratual e responsabilizações legais.

18. REVISÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA
Este Código será revisado anualmente para garantir que esteja atualizado com as melhores práticas de
mercado e em conformidade com as exigências legais. Qualquer revisão será conduzida pelo comitê de
compliance e equidade e aprovada pela alta gestão.
19. DISPOSIÇÕES FINAIS
Este Código de Ética entra em vigor a partir de sua publicação e deverá ser comunicado a todos os
colaboradores e parceiros da Paiva Logística de Cargas Ltda., aplicando-se tanto à matriz quanto à
filial.

Endereço:

Pc Marerchal do Ar Eduardo Gomes. Bloca Exatas- Camara Tabatinga/AM CEP 69.640-00

Todos os direitos reservados - Grupo Paiva